.:: o fantástico destino de lady mi - parte 3 ::.

"Posso escolher entre ser constantemente ativa e feliz ou introspectivamente passiva e triste. Ou posso ficar louca, ricocheteando no meio" Sylvia Plath

sexta-feira, março 09, 2007

Morre o filósofo francês Jean Baudrillard

O filósofo e sociólogo francês Jean Baudrillard morreu nesta terça-feira em sua casa, em Paris, aos 77 anos, de câncer.
Considerado um dos principais representantes do pensamento pós-modernista, Baudrillard causou polêmica com seu conceito de hiper-realidade.
O filósofo argumentava que o espetáculo é crucial na formação de nossa visão dos eventos - as coisas não acontecem se não são vistas.
Baudrillard centrou seu trabalho em como a consciência interage com a realidade e a fantasia, criando uma cópia do mundo que ele chamou de hiper-realidade.
O filósofo dizia que a comunicação de massa leva à hiper-realidade, tornando-se uma força dominante no mundo atual - um argumento levado ao extremo em sua declaração de que a Guerra do Golfo de 1991 "não aconteceu". Segundo ele, a guerra ocorreu primeiramente em um nível simbólico.
Baudrillard afirmava que, como muito pouco havia mudado politicamente no Iraque após o conflito, todo "o som e a fúria" significavam pouco.
Uma década depois, voltou a causar polêmica em seu ensaio O Espírito do Terrorismo, de 2002, ao descrever os ataques do 11 de Setembro como "o acontecimento absoluto".
Para ele, não se tratava de um choque de civilizações ou religiões, e sim da reação "simbólica" à contínua expansão de um mundo baseado unicamente no intercâmbio comercial.
Segundo Baudrillard, o que faz do 11 de Setembro o "acontecimento absoluto" é o fato de ser o cenário onde a triunfante globalização combate a si mesma, e "as torres caem por seu próprio peso".
Nascido em Rheims em uma família de camponeses, Baudrillard estudou alemão na Sorbonne e chegou a trabalhar como professor e tradutor. Ele lecionou sociologia na década de 1960.
Entre suas principais obras também estão "O Sistema dos Objetos" (1968), "A Sociedade de Consumo" (1970), "Simulacros e Simulações" (1981) e "América" (1997).